Professor dá dicas de Direito Administrativo para provas da FCC

Gabaritar uma prova é sempre um grande desafio para todo o concurseiro, e toda avaliação deve ser encarada como um passaporte para a tão desejada carreira pública. Nesta semana, para ajudar os candidatos na preparação, o professor de Direito Administrativo, Rafael de Vasconcelos Silva, aponta as maiores dificuldades da matéria, cobrada para técnico e analista, e comenta a diferença entre o estilo da organizadora deste ano e do último concurso.

O professor Rafael explica que o Direito Administrativo é o ramo do Direito Público que se caracteriza como um conjunto harmônico de normas e princípios, regendo as relações entre órgãos públicos, seus servidores e administrados, no concernente às atividades estatais, tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. “Para um bom desempenho de suas funções, o servidor deve estar pautado nos Princípios Constitucionais da Administração Pública, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, ressalta Rafael sobre a importância da matéria nos cargos oferecidos.
direito administrativo descomplicado
É possível sim manter uma rotina de estudos em casa. Segundo o educador, o candidato deve aproveitar todo o tempo livre que tiver para se preparar, como foco total. Aqueles que não tem muitas horas disponíveis, devem compensar com objetividade e aproveitamento ao máximo. “Final de semana é uma ótima oportunidade para estudar, e não para beber com os amigos, por exemplo. A preparação para um concurso exige abdicação, o que não significa dizer que não haverá lazer, contanto que seja moderado e com objetivo de lhe deixar melhor, mais leve, mais solto para o estudo. Tudo que atrapalhar deve ser deixado de lado”, explica.
De acordo com o especialista Rafael de Vasconcelos, o primeiro passo é “destrinchar” o edital, marcando todas as datas e informações importantes. No conteúdo programático, deve-se separar cada assunto em uma linha diferente, e marcar com um “x” aqueles que já foram estudados. Já nas últimas semanas que antecedem a prova, o professor diz que é importante revisar e resolver muitos exercícios, principalmente de provas passadas da organizadora e da instituição em questão. A internet também pode se tornar aliada na hora de sanar dúvidas sobre algum conteúdo.
A Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso em questão, é historicamente conhecida por cobrar muito a Lei propriamente dita, afirma Rafael. Diferente do Cespe/UNB, que foi a instituição responsável pela seleção de 2008, que prefere abordar os entendimentos recentes dos Tribunais Superiores e as jurisprudências presentes nos Informativos. “Particularmente em Direito Administrativo, as duas organizadoras se aproximam. O enfoque total é no Conceito e nas Características, isto é, muitas das perguntas ou remetem a um caso prático simples, informando algumas características para você responder com o conceito;

concursos públicos previstos

concursos públicos previstos

ou então o examinador apresenta um conceito e você deverá saber as características. A interpretação de casos hipotéticos também é bastante recorrente”, comenta.

Na opinião do especialista Rafael de Vasconcelos, aqueles que forem concorrer à técnico judiciário e analista judiciário – área Judiciária, devem dar ênfase aos assuntos de Princípios da Administração Pública, Poderes e Organização Administrativa. Já para analista judiciário – área Administrativa, o candidato deve focar mais em conteúdos a cerca de Licitações e Contratos Administrativos. “Nem sempre nossos amigos e familiares entendem a luta de um concurseiro. Criticam, desconfiam, duvidam da sua capacidade, às vezes te abandonam, porém tudo isso deve ser usado como combustível motivador de mais e mais estudos. O caminho para a aprovação não é fácil, e se você estiver sofrendo bastante significa que está na direção correta. Jamais desista do seu sonho!”, conclui.
Fonte: FOLHA DIRIGIDA
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)

Deixe uma resposta